
Perguntas frequentes
Suas dúvidas esclarecidas
Quais são os sintomas da hérnia de disco?
A dor da hérnia de disco pode ser aguda ou crônica, constante ou intermitente.
Alguns sintomas são:
-
Dor cervical e/ou no membro superior;
-
Dor lombar e/ou no membro inferior;
-
Dor que aumenta ao movimento (flexão/extensão);
-
Dor/rigidez ao acordar;
-
Espasmos musculares;
-
Aumento de dor ao tossir, espirrar e manobra de Valsava.
-
Fraqueza muscular
-
Dificuldade em manter a coluna ereta;
-
Perda de sensibilidade ou diminuição dos reflexos.
Preciso de uma indicação médica antes de marcar uma consulta?
O fisioterapeuta é profissional de primeiro contato e sua profissão é reconhecida pela lei nº 938, que atesta que a fisioterapia é:
“atividade privativa do fisioterapeuta para executar métodos e técnicas fisioterápicas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.”
Assim, paciente por ir diretamente ao fisioterapia e caso haja alguma contraindicação ao tratamento o paciente será encaminhado.
Qual é o procedimento para um novo paciente?
Na primeira consulta, o fisioterapeuta realizará uma avaliação criteriosa e minuciosa para estabelecer um plano de tratamento. Irá esclarecer as dúvidas do paciente quanto a sua patologia, sintomas e orienta-lo sobre os possíveis agravantes da dor e o tratamento já será iniciado.
Educação do Paciente
O paciente tem que estar ciente de todo o seu problema e como agir, bem como os fatores agravantes e fatores que contribuem para sua recuperação. O envolvimento e participação rigorosa do paciente com o tratamento é fundamental para que os objetivos sejam alcançados.
Uma vez reabilitado, o paciente deve ter autonomia para evitar recidivas e a intervir em futuras crises sem necessitar de nova abordagem do terapeuta.
